ESTRATÉGIA DIGITAL

Blog destinado a compartilhar ideias e novidades sobre o universo do Marketing Digital
Facebook muda algoritmo e dá mais espaço a vídeos longos: saiba como sua página pode ser impactada

Facebook muda algoritmo e dá mais espaço a vídeos longos: saiba como sua página pode ser impactada

17/02/2017

A ideia é favorecer vídeos que são mais relevantes para os usuários a partir da porcentagem assistida.

 

O Facebook anunciou mudanças na maneira com que seu algoritmo mostra os vídeos na linha do tempo dos usuários.
Em um comunicado publicado em seu blog, a rede social disse que a ideia agora é favorecer vídeos mais relevantes para o usuário – o que significa, em alguns casos, aqueles que forem mais longos.
Anteriormente, o Facebook julgava o alcance dos conteúdos em vídeo sem levar em conta a duração.

Assim, um vídeo curto que era visto quase por inteiro era tratado da mesma forma que um vídeo longo, fazendo com os primeiros fossem bem mais difundidos.
“No passado, fizemos atualizações no feed de notícias que levavam em conta mais as interações que você fazia com vídeos e se um vídeo era transmitido ao vivo ou não. Olhávamos uma variedade de sinais para determinar quais vídeos mostrar no feed, incluindo quão longo o vídeo era, se as pessoas escolhiam ligar o áudio e se abriam o vídeo em full screen”, diz o texto.
Agora, o algoritmo do Facebook levará em conta quanto tempo de um vídeo é assistido para decidir se ele será mostrado ou não no feed de notícias.
Um dos sinais será o que a rede social chama de porcentagem de conclusão (percent completion) – a porcentagem que cada usuário assiste de cada vídeo.
Então, se você assiste um vídeo inteiro ou a maior parte dele, isso mostra ao Facebook que você achou o vídeo interessante.
“Nós sabemos que completar um vídeo mais longo é um comprometimento maior do que completar um vídeo curto. Conforme continuamos a entender como nossa comunidade consome vídeo, percebemos que deveríamos dar mais peso à percentagem de conclusão caso o vídeo seja mais longo para evitar a penalização de vídeos longos”, diz o comunicado.
A mudança afetará minha página?
Segundo o Facebook, as páginas não verão mudanças significantes na distribuição dos seus conteúdos depois dessa atualização. Vídeos longos que as pessoas passam mais tempo assistindo, no entanto, podem ter um leve aumento na sua distribuição pelo Facebook. Como efeito disso, vídeos mais curtos podem ser menos vistos.
O Facebook aconselha as páginas a sempre “focarem em criar vídeos que são relevantes e engajadores com suas audiências” e lembra que vídeos longos com os quais as pessoas não interagirem não performarão melhor no feed de notícias. Diz ainda que “a melhor duração para um vídeo é aquela que permite contar uma história que engaja as pessoas, o que varia a depender da história”.
A mudança será aplicada para todos os usuários gradualmente nas próximas semanas. O impacto será apenas para o alcance orgânico dos vídeos, não afetando a distribuição de vídeos patrocinados.

Quer saber com esta mudança impacta os negócios da sua empresa? Entre em contato conosco.

 

Author: